Otoplastia

Project Title Project Title

Otoplastia

É a cirurgia que permite modificar a projeção das chamadas orelhas em abano e outras alterações congênitas do pavilhão auricular, melhorando sua harmonia e proporcionalidade ao rosto.

A cirurgia é realizada por uma incisão feita atrás das orelhas , retirando-se o excesso de pele existente na região e redefinindo o relevo da estrutura cartilaginosa e sua angulação em relação à região occipital.

É aconselhável que a cirurgia seja feita já na infância, em idade pré-escolar, evitando-se que tal característica pessoal se torne um estigma perante as demais crianças. Isso pode trazer dificuldades de relacionamento , alterações de personalidade e comprometimento do convívio social , decorrente de brincadeiras pejorativas entre elas. Já numa idade mais adulta, o comprometimento de tais sentimentos de auto-estima poderá interferir no desenvolvimento pessoal e desempenho profissional.

Dependendo do tipo de deformidade , é possível que no pós operatório tardio ainda se note alguma alteração da projeção auricular, estando isso relacionado ao grau de alteração existente antes da cirurgia. A escolha da técnica adequada pelo cirurgião minimiza essa possibilidade. O resultado definitivo da cirurgia será obtido com aproximadamente 6 meses de evolução pós operatória. Nenhuma revisão cirúrgica , quando necessário, deverá ser feita antes desse período.

Pacientes fumantes , obesos e/ou diabéticos têm risco aumentado de haver intercorrências cirúrgicas relativas às questões vasculares e cicatriciais. Entretanto estas condições não são contra-indicações absolutas à cirurgia.

Cicatrizes

São feitas de modo a ficarem camufladas atrás das orelhas, tornando-se geralmente imperceptíveis com a evolução, embora sejam influênciadas pela genética individual e cuidados locais pós-operatórios. Elas não interferem no uso dos óculos.

Anestesia - Internação

O anestesiologista definirá a mais adequada ao caso. Geralmente é a anestesia local com sedação ou a do tipo geral , dependendo da idade do paciente.

O período de internação pode ser de 6 à 24hs.

Pré-Operatório

Todos os exames clínicos e laboratoriais de rotina. Avaliação clínica e anestesiológica. Documentação fotográfica da área a ser operada.

Pós-Operatório

Uso de medicação antibiótica, antiinflamatória e analgésica.Dolorimento local geralmente discreto.

Deambulação e banho no 1º dia.Equimoses por 10 dias.

Restrições a tarefas do lar por 5 dias. Para os adultos não há restrições para dirigir.

Caminhadas após 10 dias. Ginástica em academia / hidroginástica após 15 dias

Uso de faixa elástica sobre as orelhas para dormir , durante 20 dias . Exposição solar geralmente após 3 meses.

Documentação fotográfica da região operada a partir do 8º mês.

Curativo - Retirada de Pontos

Curativo apenas no 1º dia após a cirurgia. Depois a região será lavada normalmente durante o banho.

Retirada dos pontos a partir de 10 dias Após retirada completa dos pontos, iniciar massagens com cremes antiinflamatórios diretamente nas cicatrizes, durante 1 mês.

Dr. Roberto Sterza

testi4 rsterza@uol.com.br

testi4 +55 (19) 3294 2131

testi4 +55 (19) 3254 4621

Fale conosco