Preenchimento

Project Title Project Title

Preenchimento

O uso de materiais biocompatíveis tem sido muito utilizado principalmente para aumento do volume dos lábios, dos sulcos naso-genianos e dos contornos do rosto.

São classificados de acordo com sua durabilidade no organismo. O implante denominado definitivo, não é absorvido e sempre estará presente na área onde foi colocado, o que permite um resultado mais estável. Entretanto esse fato aumenta o risco de reação inflamatória ao produto, com formação de cicatrizes internas, embora seja pouco frequente. Isso implicaria na necessidade de tratamento da área afetada, não sendo possível muitas vezes a retirada do implante em sua totalidade.

Muitas intercorrências relatadas com esse tipo de material decorrem de técnica de implantação inadequada e do uso de materiais fora da padronização autorizada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Não são relatados processos alérgicos, mesmo que even-tualmente algumas marcas possam utilizar proteína de origem animal em sua composição. Atualmente, o implante mais comumente usado nessa categoria é o polimetilmetacri-lato (PMMA).

Tem-se denominado de "bioplastia" o procedimento que usa PMMA para redefinir o contorno facial e corporal (por ex. aumento do volume da região glútea). Geralmente é feito na clínica, ambulatorialmente, com anestesia local.

A técnica permite colocar volumes adequados do produto, apresentado em diferentes concentrações, rejuvenescendo e /ou harmonizando cada região específica. É fundamental que a aplicação seja feita através de microcânulas e não com agulhas. Isso evita a introdução acidental do produto dentro de artérias, obstruindo o fluxo sanguíneo e comprometendo a vitalidade das áreas por elas irrigadas. Haverá inchaço evidente da(s) área(s) tratada(s) e poderá ser necessário no mínimo de 07 a 30 dias para recuperação, dependendo da extensão do procedimento e do volume implantado. Exposição solar direta deverá ser evitada.

O implante denominado absorvível terá um tempo de permanência no organismo até que comece a ser progressivamente degradado, com uma durabilidade de volume adequado por 08 a 24 meses, aproximadamente. Podem ser compostos por ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio ou ácido poli-L-lático.Sua aplicação é feita na clínica. Não há restrições pessoais após o tratamento, embora o inchaço local possa existir inicialmente.

Os implantes de ácido hialurônico especificamente têm na sua composição uma substância já existente naturalmente nos tecidos e que é responsável pela retenção de água. O produto é apresentado em diferentes densidades, sendo basicamente usado para aumento labial , correção do sulco naso-geniano , de rugas e cicatrizes deprimidas. Os resultados inadequados são relativos mais ao exagero do volume injetado, podendo causar a sensação de um perfil estigmatizado, que paradoxalmente tem agradado algumas mulheres e tem mudado o padrão de beleza natural, principalmente da região labial. O ideal é que se aumente progressivamente a região , até se atingir um volume harmônico compatível com a fisionomia individual.

O implante de ácido poli-L-lático conhecido como Sculptra estimula a formação do colágeno na área aplicada, restabelecendo a espessura dérmica e minimizando a flacidez cutânea e áreas menos volumétricas na face. Seu efeito máximo só será obtido com uma média de 2 a 3 aplicações em diferentes momentos, devendo ter uma durabilidade de aproximadamente 24 meses.

Dr. Roberto Sterza

testi4 rsterza@uol.com.br

testi4 +55 (19) 3294 2131

testi4 +55 (19) 3254 4621

Fale conosco