Prótese Mamária

Project Title Project Title

Prótese Mamária

É a cirurgia que possibilita a diminuição do volume mamário e/ou a diminuição do excesso de pele quando as mamas estão flácidas, bem como a simetrização das mesmas quando ambas tem tamanhos diferentes.

Poderá ser realizada já na adolescência, a partir da idade em que o desenvolvimento mamário estiver completo , o que ocorre normalmente após 4 anos da primeira menstruação.

Geralmente esta cirurgia não prejudica a função de lactação, sendo possível amamentar futuramente , desde que hajam níveis hormonais adequados para isso. Excepcionalmente, nas reduções de mamas muito volumosas , poderá haver algum grau de comprometimento dessa função, devido à maior redução da quantidade de tecido glandular.

Existe a possibilidade de algum grau de alteração de sensibilidade na aréola e mamilo no pós operatório, geralmente transitória.

O peso corporal deverá ser o menor possível na época da cirurgia. Entretanto em alguns casos específicos, é possível que o procedimento seja indicado mesmo que a paciente esteja acima do peso ideal, havendo assim um estímulo radical para recuperação de sua auto-estima, desde que bem entendidas as limitações do resultado decorrentes desta situação. Isso a influenciará a ter hábitos alimentares corretos e atividade física regular no pós-operatório , reduzindo o excesso de peso e permitindo a redefinição de um perfil corporal adequado.

No caso de emagrecimento acentuado pós cirurgia de obesidade, a cirurgia será feita somente após a estabilização final da perda de peso pretendida pela equipe de Gastrocirurgia.

Pacientes fumantes , obesas e/ou diabéticas têm risco aumentado de haver intercorrências cirúrgicas relativas às questões vasculares e cicatriciais. Entretanto estas condições não são contra-indicações absolutas à cirurgia.

O resultado começará a se evidenciar a partir do 1º mês, de acordo com o desaparecimento do inchaço, necessitando no mínimo 6 meses de evolução pós operatória para a melhor definição do mesmo., sendo influenciado pela qualidade da pele .

Cicatrizes

São posicionadas abaixo e ao redor da aréola. A extensão das mesmas dependerá do formato que a mama tem, da quantidade de volume a ser reduzido e da quantidade de pele excedente. Podem ter formato de um "T" invertido, de um "L" ou de uma linha vertical. Cicatriz apenas ao redor da aréola tem indicação excepcional para alguns tipos de mama. O objetivo é de que sempre seja a menor possível para cada caso, o que dependerá da flacidez cutânea e volume mamário . A qualidade final das cicatrizes será influenciada pela genética individual , fatores locais e cuidados pós-operatórios.

Anestesia-Internação

O anestesiologista definirá a mais adequada ao caso. Geralmente é a peridural, podendo ser indicada a do tipo geral ou local com sedação.

Internação geralmente de 24 à 48hs.

Pré-Operatório

Todos os exames clínicos e laboratoriais de rotina.

Exame de ultra-sonografia ou mamografia será indicado de acordo com a idade e antecedentes pessoais ou familiares de patologia mamária.

Avaliação ginecológica, clínica e anestesiológica.

Documentação fotográfica da região a ser operada.

Drenagens linfáticas são aconselhadas já nesta fase.

Pós Operatório

Uso de medicação antibiótica, antiinflamatória e analgésica.

O dolorimento local geralmente é discreto ou moderado .

Deambulação e banho no 1º dia.

Haverá restrições a movimentos amplos do corpo , tarefas do lar, dirigir e exercícios físicos por 30 dias.

Caminhadas e ginástica em academia / hidroginástica após o 1º / 2º mês . Exposição solar após 3 meses.

Drenagens linfáticas são aconselhadas a partir da 1º semana.

Uso de sutiã em malha cirúrgica por 30 dias.

Documentação fotográfica da região operada a partir do 8º mês.

Curativo - Retirada de Pontos

Curativo simples. Uso de fitas adesivas de "micropore" diretamente sobre as cicatrizes, sendo as áreas lavadas normalmente durante o banho e secas adequadamente.

As mesmas serão trocadas geralmente a cada 4 dias, nos primeiros 15 dias, conforme orientação médica.

Retirada de pontos entre o 7º e 15º dia pós-op.

Após retirada completa dos pontos, iniciar massagens com cremes antiinflamatórios diretamente nas cicatrizes, associado ao uso de uma lâmina de silicone sobre as mesmas, durante 2 a 6 meses.

Dr. Roberto Sterza

testi4 rsterza@uol.com.br

testi4 +55 (19) 3294 2131

testi4 +55 (19) 3254 4621

Fale conosco